quinta-feira, 31 de maio de 2018

Retificações

Retificação nº 4 - 29/09/2019

Um jogo, Vasco da Gama x Bangu, em 1933, estava aparecendo de maneira duplicada, como Campeonato Carioca e Torneio Rio-São Paulo. Tal como o Paulista daquela temporada, na verdade foi apenas um jogo, válido por dois campeonatos. A correção fez com que se a contagem de Cinturões fosse reorganizada.

-----------------------------------------------------------------

Retificação nº 3 - 31/03/2019

O jogo de 25 de setembro de 2011 estava registrado como Corinthians 0 x 1 Corinthians (!). O correto é Corinthians 1 x 0 Bahia. A correção em nada altera a linha do tempo. Somente a contagem de participações de Corinthians (estava com uma a mais do que devido) e Bahia (estava com uma a menos).

-----------------------------------------------------------------

Retificação nº 2 - 28/02/2019

Corrigi algumas declarações de títulos, que estavam com nomes errados por falha de digitação, embora a linha do tempo estivesse correta:

1907. Estava SC Internacional (SP), é CA Internacional (SP)
1940. Estava SP Railway AC (SP), é Comercial FC (SP-SP)
1974. Estava SC Internacional (RS), é Avaí FC (SC)
1989. Estava CA Bragantino, é Criciúma EC (SC)
2002. Estava Coritiba FC (PR), é SC Corinthians P (SP)

Reforçando: não houve alteração da linha do tempo de vencedores, pois esta foi feita antes; somente houve recontagem de títulos. Os primeiros perderam um, os últimos ganharam um.

Agradecimento a Alexandre Giesbrecht (@agiesbrecht)

-----------------------------------------------------------------

Retificação nº 1 - 21/02/2019

Alertado pelo colega André Luiz (@row51), procedi com a correção da linha de jogos, visto que não havia notado uma cobrança de pênaltis entre Flamengo e Vasco.

A imagem abaixo ilustra a correção e como a linha desaguou em um mesmo ponto: a partida com o Ceará.


(Em preto, a nova linha de jogos, já corrigida, em vermelho, a antiga, errada).

O fato modificou, contudo, a relação de títulos e conquistas de alguns clubes. Alteraria também a contagem de cinturões, mas outra adição curiosamente deixou a numeração como antes:

Dois jogos do Paranaense do Interior de 2012, em 3 e 6 de maio, foram acrescentados, sem que alterassem a linha de jogos (Arapongas se manteve como o campeão, ao final).

Outra falha encontrada foi em 2015, novamente por causa de disputa de pênaltis. Não havia visto as penalidades entre Lajeadense e Inter, que valeu a Recopa para o primeiro time.


Por sorte, a alteração não mudou a contagem de cinturões - novamente só a contabilização de títulos.

3 comentários:

  1. Cara, muito legal essa ideia, interessante é que mesmo que se tenha outras alterações, principalmente em jogos mais antigos que se têm menos informações, muito provavelmente, não vai alterar quem está defendendo o cinturão hoje. Parabéns pela iniciativa, sabe se existe algo assim a nível mundial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe o https://www.ufwc.co.uk/ entre seleções. Foi o projeto que inspirou este. Abraços!

      Excluir