domingo, 1 de dezembro de 2019

O que é o Cinturão do Futebol Brasileiro

"Quem ganha, continua; quem perde vai embora".

No dia 3 de maio de 1902, no campo do Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1. Foi a primeira partida "oficial" do futebol brasileiro. Organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball, foi o jogo inaugural do agora denominado Campeonato Paulista.

Imagine que, por qualquer acaso do destino, o futebol evoluísse de uma maneira diferente ao longo do tempo e que os campeonatos fossem definidos como os são no boxe ou no MMA. Nesses esportes, um novo campeão surge somente depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquista esse cinturão - prêmio máximo -, ele passa a defender o título contra outros desafiantes.

Desta maneira, o time do Mackenzie College foi o primeiro vencedor do Cinturão do Futebol Brasileiro. Como detentor do cinturão, ele defendeu o posto no jogo seguinte. No dia 29 de maio, no campo do Velódromo, os mackenzistas confrontaram-se com o Sport Club Internacional. O resultado, empate em um gol, manteve o título de campeão com os estudantes.

O Mackenzie só conheceu a derrota e perdeu a posse do Cinturão em 4 de outubro de 1902, após ser superado pelo Club Athlético Paulistano. E assim se sucedeu... Jogo a jogo, com o passar dos anos.

Agora, em 2019, quem será o portador do Cinturão do Futebol Brasileiro?


Um comentário: