segunda-feira, 30 de junho de 2014

Regulamento

O que é o Cinturão do Futebol Brasileiro

No dia 3 de maio de 1902, no campo do Parque Antárctica, a Associação Atlética Mackenzie College venceu o Sport Club Germânia por 2 a 1. Foi a primeira partida "oficial" do futebol brasileiro. Organizado pela Liga Paulista de Foot-Ball, foi o jogo inaugural do agora denominado Campeonato Paulista.

Imagine que, por qualquer acaso do destino, o futebol evoluísse de uma maneira diferente ao longo do tempo e que os campeonatos fossem definidos como os são no boxe. Nesse esporte, um novo campeão somente surge depois de derrotar o antigo campeão. E, assim que conquista esse cinturão - prêmio máximo do pugilismo -, ele passa a defender o título contra outros desafiantes.

Desta maneira, o time do Mackenzie College foi o primeiro vencedor do Cinturão do Futebol Brasileiro. Como detentor do cinturão, ele defendeu o posto no jogo seguinte. No dia 29 de maio, no campo do Velódromo, os mackenzistas confrontaram-se com o Sport Club Internacional. O resultado, empate em um gol, manteve o título de campeão com os estudantes.

O Mackenzie só conheceu a derrota e perdeu a posse do Cinturão em 4 de outubro de 1902, após ser superado pelo Club Athlético Paulistano. E assim se sucedeu... Jogo a jogo, com o passar dos anos.

Agora, em 2023, quem será o portador do Cinturão do Futebol Brasileiro?

Jogos válidos

São considerados somente jogos de torneios oficiais. Ou seja, partidas organizadas por federações competentes e que estejam (ou que estivessem) no calendário de competições dessas entidades.

São considerados somente os confrontos entre dois times brasileiros.

São consideradas as disputas entre dois times brasileiros por competições internacionais ou ainda sediadas fora do Brasil.

Em caso de um mesmo time jogar duas competições oficiais em uma mesma data, valerá o Cinturão apenas o jogo da equipe considerada principal daquele clube, no torneio de mais elevado nível técnico da pirâmide do futebol brasileiro.

Alternância

Um campeão perde o Cinturão quando é derrotado durante o tempo regulamentar de jogo, na prorrogação, ou mesmo em disputa de pênaltis.

Caso um time vença a partida mas seja derrotado nos pênaltis, perde o Cinturão.

O campeão não perde o Cinturão após um empate em jogo normal, sem penalidades posteriores.

Quebra de sequência

Caso o detentor do Cinturão deixe definitivamente de competir no futebol, o posto de campeão volta para aquele que o possuiu imediatamente antes do clube extinto.

Caso o detentor do Cinturão deixe temporariamente de competir no futebol, pelo período superior a um ano, aplicar-se-á uma dessas opções:

a) Se o fato ocorreu no passado, antes de 2018, mantém-se o título com o campeão licenciado caso esse período ausente não tenha atingido duas temporadas completas.

b) Se o fato ocorrer a partir de 2018, o Cinturão será devolvido ao campeão imediatamente anterior ao clube afastado.

Extra-Campo

São considerados os resultados válidos para cada competição. Ou seja, o placar aplicado para a tabela do torneio. Desta maneira, W.O.s e resultados atribuídos posteriormente, mediante decisões das Ligas ou tribunais de justiça, são válidos.


3 comentários:

  1. Muito bacana o trabalho, parabéns mesmo. Eu já conhecia o "cinturão das seleções", ou Unofficial Football World Championships. Sobre as regras, só acho incoerente contabilizar os pênaltis após uma vitória no tempo normal ou na prorrogação: já que o objetivo é ver quem seria o Campeão Brasileiro se considerando apenas jogos individuais, é incoerente considerar o resultado de uma disputa de pênaltis que só ocorreu por conta de um empate no placar agregado (ou seja, na soma de mais de um jogo). Uma consequência disso é que alguém perde o cinturão por um jogo que, para as estatísticas, ele venceu.

    O mesmo UFWC que mencionei considera prorrogação e pênaltis apenas em eliminatórias de jogo único, já que naquelas que têm placar agregado a ocorrência de prorrogação e pênaltis deixa de estar ligada ao resultado individual do jogo. Ainda há uma certa polêmica aqui, já que o resultado oficial de uma partida é tido ao fim da prorrogação, mas acredito ser mais coerente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, embora suspeite fortemente que você também já conhece o UFWC, para registro, eis o site: https://www.ufwc.co.uk/about/rules/

      Excluir
  2. Já conhecia o trabalho de vcs através do Twitter ,achei sensacional , parabéns

    ResponderExcluir